sábado, 5 de maio de 2012

Três pontos para chegar aos M€ 40 na Champions

MARCO GONÇALVES


Com o título já entregue ao FC Porto, resta agora ao Benfica lutar para assegurar o segundo lugar no campeonato, posição que lhe permite o acesso direto à fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões. Na cabeça dos encarnados para o jogo frente a um Leiria que tem vivido num autêntico sobressalto está a conquista dos três pontos, até porque isso pode representar um encaixe imediato de 7,2 milhões de euros (montante fixo que a UEFA atribui pela presença na fase de grupos da competição), num total de mais de... 40 milhões na prova milionária sob o comando de Jorge Jesus. Nas duas últimas épocas, as águias receberam 33,73 milhões de euros por disputarem a Champions - entre prémios de participação, desempenho desportivo e ainda de "market pool", valor que cada clube recebe pelos direitos televisivos -, verba à qual Luís Filipe Vieira pode adicionar os tais 7,2 milhões em caso de triunfo sobre o Leiria. Ou seja, com o segundo lugar assegurado o Benfica terá uma receita de 40,93 milhões de euros na Liga dos Campeões na era de Jesus.
Muito contestado por ter falhado a conquista do título pelo segundo ano consecutivo, o técnico, de 57 anos, procura pelo menos assegurar o feito de levar sempre as águias à fase de grupos da Champions. Em 2009/10, o clube da Luz marcou presença na Liga Europa devido ao terceiro lugar na época anterior, mas ao sagrar-se campeão Jesus recolocou o emblema encarnado na principal prova da UEFA, algo que voltou a garantir em 2010/11. Agora tentará manter o pleno, aproveitando o confronto com um Leiria muito debilitado para evitar ansiedades e sofrimento extra na última jornada, na deslocação ao terreno do V. Setúbal.
Os quatro pontos de vantagem sobre o Braga não permitem à formação orientada por Jorge Jesus relaxar já na partida desta noite, com o Leiria, uma vez que em caso de derrota ou até empate, as águias podem ver o conjunto arsenalista aproximar-se perigosamente e pôr em causa a segunda posição. Isto porque se vencer o Beira-Mar no seu próprio terreno, o Braga pode reduzir a diferença pontual para um ou dois pontos, em caso de deslize benfiquista, e adiar a decisão quanto ao segundo representante português com entrada direta na Liga dos Campeões.
O Benfica chegou a ficar em risco de ver o Braga aproximar-se pontualmente face à indefinição sobre o futuro do Leiria, que chegou a ponderar a desistência da Liga, mas a decisão do clube do Lis de marcar presença esta noite na Catedral permite que o conjunto encarnado assegure desde já o estatuto de vice-campeão. Além disso, Jesus tenta ainda superar a barreira dos 63 pontos que tem neste momento e que lhe valeram o segundo lugar em 2010/11, numa época em que nunca conseguiu aspirar ao título.

(Fonte e texto: OJOGO - ONLINE)

Sem comentários:

Enviar um comentário